Reunião com adido agrícola na China e representantes do MAPA discute estratégias técnicas para ampliar exportações brasileira
A Associação Brasileira das Empresas de Genética de Suínos (ABEGS) participou, nesta quinta-feira (12), de uma reunião virtual com o adido agrícola do Brasil na China, Jean Gouhie, e com a fiscal da Coordenação-Geral de Trânsito e Quarentena Animal (CGTQA), Luna Lisboa. O objetivo do encontro foi alinhar estratégias para avançar nas negociações em torno da abertura do mercado chinês à genética suína brasileira.
Durante a reunião, o adido agrícola solicitou o apoio da entidade na formulação de argumentos técnicos que comprovem o rigor do controle sanitário interno do Brasil — com ênfase na gestão da Peste Suína Clássica (PSC) e na existência de duas zonas sanitárias distintas, sendo uma delas oficialmente livre da doença. Esses pontos são considerados pelos chineses como obstáculos à liberação do mercado até o momento.
A ABEGS tem mantido um diálogo contínuo com autoridades brasileiras e parceiros internacionais. Em maio deste ano, entregou ao Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) um material técnico exclusivo para subsidiar a missão oficial da Pasta à China. O documento destacou o potencial do Brasil como fornecedor global de material genético suinícola e reafirmou o comprometimento da associação com a promoção internacional do setor.
Segundo o presidente da ABEGS, Alexandre Rosa, a abertura do mercado chinês é uma das prioridades da entidade. “Estamos tratando de um mercado estratégico, exigente, mas que o Brasil está plenamente apto a atender. Nossa genética suína é reconhecida internacionalmente por sua qualidade sanitária e tecnológica”, afirmou.
Rosa também ressaltou o protagonismo da associação nas negociações internacionais. “A ABEGS tem apresentado estudos e dados concretos que demonstram a nossa capacidade técnica. Seguiremos atuando de forma colaborativa com o governo e com parceiros estratégicos para impulsionar a suinocultura brasileira no cenário global.
Em setembro deste ano, o presidente da ABEGS irá a China a fim de reunir-se com autoridades sanitárias do país e adidos agrícolas do MAPA.