Estação Quarentenária de Cananéia

A força da sanidade brasileira

O que é a Estação Quarentenária de Cananeia (EQC)?

Localizada em uma ilha no litoral do estado de São Paulo, é o local por onde ingressam todos os animais importados com finalidade de reprodução genética. A ideia é que sejam monitorados e testados para as principais enfermidades.  A Estação Quarentenária de Cananéia tem o intuito de realizar as quarentenas de animais importados.

Ou seja, a missão da EQC é a proteção e preservação do patrimônio pecuário brasileiro. Desde 2014, a Estação é o único local autorizado no Brasil para receber os animais importados pelas empresas brasileiras de genética suína. Trata-se de uma das unidades quarentenárias mais modernas e seguras do mundo.

Como funciona a administração da EQC?

Por meio de uma parceria pública-privada. Em 2016, foi firmado o Acordo de Cooperação Técnica (ACT), no qual os signatários são a Associação Brasileira das Empresas de Genética de Suínos (ABEGS), responsável pelo aporte financeiro, a Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS), responsável pela avaliação genética e genealógica dos animais, e representando o governo federal, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

Qual a importância do Acordo Técnico de Cooperação?

O Acordo traz segurança ao setor suinícola brasileiro e a seus principais mercados consumidores, uma vez que tem as duas maiores entidades representativas dos produtores e empresas de genética atuando em conjunto com o governo federal no monitoramento dos animais que chegam ao país e que darão origem às linhagens genéticas utilizadas internamente e exportadas.

Para as empresas envolvidas, o Acordo traz a segurança jurídica de seu investimento na estrutura da EQC, uma vez que reforça que a Estação será o único local de entrada de animais no país, reduzindo assim os riscos de entrada de doenças atualmente inexistentes no país como a Peste Suína Africana – PSA, a Síndrome Reprodutiva e Respiratória Suína – PRSS, a Diarreia Epidêmica dos Suínos – PED, dentre outras.

Quais são os benefícios gerados pela parceria pública e privada?

O Acordo trouxe diversos benefícios para EQC, como a modernização, ampliação e construção de novas instalações. Ainda, com a ratificação do ACT, foram construídos novos galpões quarentenários, seguindo os mais altos padrões mundiais de conforto térmico e proteção sanitária dos suínos, elevando a capacidade de importação de suínos de elite para até 24 introduções ao ano. As antigas instalações foram modernizadas e ainda implantadas melhorias em diversos setores da Estação.

Cananéia também foi preparada para ser um importante centro brasileiro para a realização de cursos e treinamentos em defesa sanitária animal de interesse do próprio MAPA, de Secretarias de Estado da Agricultura, Universidades etc. Alinhada aos mais rigorosos padrões de biossegurança, a nova estrutura permite ao Brasil elevar ainda mais a segurança e o controle na importação de suínos e, ao mesmo tempo, intensificar a atualização genética do rebanho nacional.

Hoje a EQC é um dos pilares essenciais para a continuidade do sucesso na suinocultura brasileira.