A Associação Brasileira das Empresas de Genética de Suínos (ABEGS) marcou presença no maior evento das cadeias produtivas de proteína animal no Brasil: Salão Internacional de Proteína Animal (SIAVS) 2024. O presidente da ABEGS, Alexandre Rosa participou do Simpósio da Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS), no painel “Perspectivas e desafios para o agronegócio envolvendo os principais elos da cadeia – do campo ao consumidor”. Também estiveram presentes no debate o presidente da ABCS, Marcelo Lopes, e o diretor de mercado da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Luís Rua.
Os palestrantes destacaram o futuro da suinocultura brasileira, trazendo dados que mostram que o Brasil tem chances de se tornar o terceiro maior país exportador de carne suína do mundo. Também foi ressaltada a diversidade da cadeia produtiva brasileira, composta por produtores independentes, agroindústrias e cooperativas, o que fortalece a suinocultura, o que amplia a capacidade produtiva, mas também fortalece a nossa posição no mercado global diante de crises.
Durante o painel, Rosa observou que alguns aspectos das melhorias genéticas no país ainda precisam ser promovidos como um fator de sustentabilidade dentro do setor. “A nossa genética é voltada para a melhora da conversão alimentar, para redução do uso de antimicrobianos e para a resistência a doenças, diminuindo a utilização de recursos naturais e tornando a produção suína mais sustentável”. Segundo ele, o Brasil sempre se pautou na melhoria da conversão alimentar, ou seja, na redução do volume de alimento ingerido pelo animal para a conversão de quilo vivo.
Ainda no Simpósio da ABCS, Rosa destacou a importância e a magnitude do fórum para promover o diálogo entre todos os elos da cadeia. “Nós tratamos de temas estratégicos, como a excelente qualidade genética do nosso plantel, o avanço do Brasil no mercado internacional de genética de suínos e, principalmente, sobre como a evolução genética vai dar suporte a novos saltos de eficiência e produtividade à suinocultura brasileira”.
O SIAVS aconteceu entre os dias 6 a 8 de agosto, em São Paulo, reunindo produtores, especialistas, inovadores e líderes do setor para debater os principais desafios e oportunidades da cadeia de proteína animal. Para o presidente da ABEGS o evento é primordial para o fortalecimento do diálogo entre os diversos atores da cadeia de proteína animal e para a elaboração de estratégias e soluções que assegurem o crescimento, a sustentabilidade e a competitividade do setor.