Nos dias 26 a 28 de outubro de 2022, a ABEGS esteve representada no Pavilhão Brasil da Expo Agrofuturo em Bogotá, Colômbia. A entidade foi convidada pela Apex Brasil e Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento para fazer parte das 17 empresas brasileiras participantes este ano na Feira.
A ABEGS esteve presente com um stand institucional, cujo objetivo era divulgar as empresas afiliadas e, especialmente, o diferencial sanitário e comercial da genética suína brasileira para o mercado colombiano.
Principais contatos
Ao longo dos três dias de exposição o stand recebeu diversos produtores locais interessados em como adquirir sêmen e animais com genética de qualidade. Foi indicado que entrassem em contato com as empresas afiliadas através de nosso site e que verificassem os parceiros que poderiam atendê-los na Colômbia. No total, foram distribuídos 150 panfletos institucionais da ABEGS nos três dias de evento.
O maior intuito do stand, porém, foi aprofundar os interesses da entidade no mercado colombiano com a equipe da Embaixada Brasileira e do escritório da APEX em Bogotá. Conversamos especialmente com o Adido Agrícola do Brasil em Bogotá, Marcus Vinicius Coelho, e a equipe de Promoção Comercial da Embaixada.
Diante das conversas surgiu o convite para que a ABEGS esteja presente em um evento de suinocultura em 2023, que irá ocorrer em julho em Bogotá.
Segundo Marcus, a embaixada brasileira em Bogotá recebeu recentemente o contato da PorkColombia para que haja mais aproximação do setor entre os dois países. Em conversa com a equipe da embaixada, a ABEGS sugeriu que tragam um painel com a participação do MAPA e ABEGS para falar do diferencial sanitário e genético da suinocultura brasileira e sua capacidade de abastecer o mercado colombiano. Marcus Coelho ficou de checar todas as possibilidades e de inserir esse evento na agenda da embaixada em 2023.
Ao final do evento podemos perceber que há um interesse crescente e latente dos colombianos para investir em suinocultura no país, o que gera uma oportunidade de mercado às afiliadas. Desta forma, sugerimos que as empresas invistam na promoção comercial de suas parceiras na Colômbia, mostrando a genética brasileira e quais diferenciais isso trás à suinocultura colombiana.
Contato com Porkcolombia
No segundo dia do evento, nos reunimos com Julian Calderon, gerente de comunicação de Porkcolombia, para apresentar a ABEGS e o diferencial genético e sanitário da suinocultura brasileira. O intuito da reunião foi aproximar a ABEGS da Porkcolombia para que nos próximos eventos no país nossas empresas possam estar representadas e compartilhar não apenas o potencial comercial, mas também o caminho de sucesso para a sanidade do rebanho com a parceria público privada em torno dos Acordos de Cooperação Técnica celebrados com o MAPA.
Julian esclareceu que a entidade realiza um grande evento por ano. Em anos ímpares é a AgroExpo, que ocorre em Bogotá, no mesmo local da ExpoAgrofuturo, e que possui um pavilhão inteiro dedicado à suinocultura e coordenado por eles. É para este evento que nos convidaram a partir da Embaixada. Já nos anos pares ocorre a Pork América, em Cartagena, que é um seminário técnico e para o qual também poderíamos propor uma participação.