A Associação Brasileira das Empresas de Genética de Suínos (ABEGS), na última semana (9 a 11 de julho) marcou presença no Congresso Internacional de Porcicultura & Expo Porcina2025 (Ciporc), realizado no Peru, em Lima. O objetivo do evento foi debater as principais propostas de desenvolvimento, inovação e crescimento da indústria suína no país, e aproximar os atores comprometidos com seu desenvolvimento.
Durante o encontro, o 1º Secretário da ABEGS, Nevton Brun, participou de diversas agendas com empresários e profissionais da suinocultura Peruana, onde reforçou os avanços no tratamento sanitário, saúde, biossegurança do rebanho e disponibilidade do mercado brasileiro para atender as demandas do país.
Segundo o 1º Secretário da ABEGS, existem avanços nas tratativas com o país. “O Peru reconhece o avanço do Brasil em biossegurança e saúde do rebanho, e vê no nosso material genético uma opção segura e de qualidade”, afirmou.
Brun destacou também a importância do encontro para a parceria comercial entre os países. “A agenda nos proporcionou o contato direto com lideranças do setor nos dando oportunidade de estreitar essas relações e buscar um acordo bilateral entre os dois países para poder ter o Brasil como mais uma opção de fonte genética para o Peru. Atualmente, ele só possui acordo com os Estados Unidos e Canadá”, explicou.
Após a resposta do Ministério brasileiro, o Peru dará início à análise de risco e à habilitação das unidades interessadas em exportar suínos.