A Associação Brasileira das Empresas de Genética de Suínos (ABEGS) marcou presença no evento “Saúde Animal em Constante Evolução: 30 anos do PNSA e 20 anos do PNSS”, realizado nos dias 3 e 4 de dezembro de 2024, em Brasília. A iniciativa foi promovida pelo Departamento de Saúde Animal da Secretaria de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura e Pecuária do Brasil para celebrar os avanços dos Programas Nacionais de Sanidade Avícola (PNSA) e de Sanidade Suídea (PNSS). No evento, o representante da equipe técnica da ABEGS, Gustavo Simão, participou do painel Epidemiologia e Biosseguridade: estratégias integradas para o controle de doenças.
Durante sua fala, Simão destacou os resultados da atuação da entidade ao longo de 16 anos, com foco na parceria entre o setor privado e o serviço oficial para manter o elevado padrão sanitário da suinocultura brasileira. Um exemplo mencionado foi o trabalho realizado na Estação Quarentenária de Cananéia (SP), fundamental para a importação de material genético desde 1958. “Ao longo desse período, mais de 43 mil animais foram introduzidos no país, contribuindo para a atualização genética do rebanho e fortalecendo a competitividade da suinocultura nacional no mercado global”, explicou Simão.
O especialista ressaltou ainda que os programas nacionais de sanidade PNSA e PNSS desempenham um papel estratégico no desenvolvimento da cadeia, pois estabelecem diretrizes e ações voltadas para a saúde animal. “Hoje, o Brasil não apenas exporta carne suína de qualidade, mas também virou uma importante referência na exportação de material genético. Isso é fruto de um trabalho conjunto e reflete o compromisso de todos na produção e sanidade animal”, disse.
O evento contou com a presença de diversos elos da cadeia produtiva, como autoridades do setor agropecuário, auditores fiscais federais agropecuários do MAPA, os serviços veterinários estaduais, universidades, centros de pesquisa e a iniciativa privada – todos em conjunto para reforçar atuação e importância dos Programas Nacionais de Sanidade Avícola (PNSA) e de Sanidade Suídea (PNSS). “Sem dúvida que o sucesso da saúde animal no Brasil é resultado de um esforço coletivo, no qual a ABEGS faz parte”, destacou Simão.