No último dia 05 de julho, em reunião virtual, a ABEGS assinou o Acordo de Cooperação Técnica (ACT) com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) com intuito de colaborar para ampliação dos mercados importadores de genética suína brasileira. O pleito vem sendo construído desde 2021 e um dos seus objetivos é tornar oficial a colaboração técnica que a ABEGS presta aos servidores do MAPA durante as negociações de abertura de novos mercados importadores de genética suína brasileira, ou até mesmo, de novos mercados exportadores de genética para o Brasil.
O presidente da ABEGS, Alexandre Rosa abriu a reunião falando da importância e potencial genético e sanitário brasileiro para atender os mercados da América Latina e Ásia. “Hoje a genética brasileira não perde em nada para Estados Unidos, Europa e Canadá, e ainda tem vantagens competitivas em questão de sanidade, uma vez que somos livres de diversas enfermidades de grande impacto econômico e/ou de notificação oficial. Dessa forma, temos um enorme potencial e uma crescente demanda para atender os países vizinhos e os asiáticos que estão em expansão”.
Nevton Brun, Primeiro Secretário da ABEGS, reforçou que o ACT chega em boa hora, já que o Brasil está na fase final de habilitação de granjas do estado de SC para exportarem reprodutores ao Chile. Brun reforça que a ABEGS e suas afiliadas vão poder auxiliar o Ministério de maneira mais próxima e oficial para receber a missão chilena que irá visitar estas unidades.