No dia 04 de novembro de 2021, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), a Associação Brasileira das Empresas de Genética de Suínos (ABEGS) e a Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS) realizaram a inauguração dos novos galpões de alojamento de reprodutores de suínos na Estação Quarentenária de Cananéia (EQC), Representando o MAPA, o evento contou com a participação do secretário de Defesa Agropecuária, José Guilherme Leal, além da equipe técnica responsável pela EQC na Pasta.
As novas unidades vão duplicar a capacidade de importações que as empresas podem fazer durante o ano para manter a atualização genética do rebanho nacional, além de reforçar a proteção sanitária do plantel. Atualmente a EQC tem capacidade para mil animais e com a inauguração dos dois novos galpões esse número quase dobra, passando para 1800 suínos. Para gerar as melhorias, o investimento foi custeado pela ABEGS e faz parte de uma parceria público privada, que teve início em 2015, mas que em dezembro de 2020, junto a Ministra Tereza Cristina foi assinado o acordo de cooperação técnica número 73, no qual previa a ampliação da EQC.
Além de dobrar a capacidade de importação de animais de alto valor genético, as novas unidades reforçam ainda mais a segurança e o controle sanitários na importação de suínos vivos para fins de reprodução. Com foco total em biosseguridade, os novos sítios construídos contam, por exemplo, com modernos filtros de ar que reduzem os riscos de veiculação de patógeno. Os novos processos empregados visam não apenas ampliar a segurança do plantel nacional como ajudam a preservar o status sanitário da suinocultura brasileira.
Autoridades como o prefeito de Cananéia, representantes de empresas de genética e lideranças da suinocultura das afiliadas da ABCS estiveram presentes no evento de lançamento. Na oportunidade, todos fizeram um mini tour pelos novos galpões, no qual puderam ver e entender melhor como funciona o dia a dia da EQC